Casamento Católico

Saiba mais em www.mybestwedding.eu

- Os nubentes têm de requerer os mesmos documentos necessários à realização do casamento civil.
- O Processo Preliminar de Casamento pode ser requerido pelo Pároco responsável pela paróquia em que vai ser celebrado o casamento.
- Pelo menos um dos nubentes tem de ser baptizado e ser cumpridor dos ritos da religião católica.
- É o Pároco responsável pela celebração do casamento que enviará, depois da cerimónia, uma comunicação à Conservatória do Registo Civil, para que se proceda ao respectivo registo.
- O noivo é quem primeiro coloca a aliança no dedo anelar da mão esquerda da noiva. A seguir, é a noiva que coloca a aliança no dedo anelar da mão esquerda do noivo.
- Enquanto colocam as alianças nos respectivos dedos, cada um profere, à vez, o seguinte: «Joana/Paulo, recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo».
Em Portugal, a hora mais tardia permitida para realizar um casamento é às 18 horas.


Saiba também que o Patriarcado não reconhece casamentos celebrados em capelas privadas que não estejam consagradas. Se tiver a intenção de casar numa capela, deverá informar com antecedência o Patriarcado para saber se não existem obstáculos à realização da cerimónia nesse local.

Quem leva a noiva
Regra geral, é o pai da noiva a levá-Ia ao altar. Se já não tiver pai, poderá optar por entrar com alguém que considere (amigo ou familiar) ou mesmo entrar sozinha na igreja. É a última pessoa a entrar!Sendo a noiva filha de pais separados, o pai entrará com a filha, entregando-a depois ao noivo, que deverá estar já no altar. De seguida, irá sentar-se no primeiro banco da ala respeitante ao lado da noiva. Se o pai da noiva tiver casado novamente, deve ficar com a sua nova mulher em lugar de destaque. O mesmo acontecerá com a mãe da noiva nas mesmas circunstâncias. Se a mãe da noiva não coabitar com outra pessoa, deverá ficar no seu lugar mas sempre acompanhada de um filho, de um irmão ou, se não houver inconveniente, com o seu ex-marido. A mãe é que não pode, nem deve, ficar sozinha, sem par, no altar. Se os noivos já não forem muito jovens, poderão optar por entrar juntos na igreja.

Cortejo de entrada na igreja
O noivo com a sua mãe, ficando o noivo no altar, de pé, do lado direito, enquanto a mãe ocupa o segundo lugar no primeiro banco da ala direita.- O pai do noivo com a mãe da noiva, sentando-se esta no primeiro lugar do primeiro banco da ala esquerda enquanto o pai irá juntar-se à sua mulher, dando-lhe a direita).- Os padrinhos da noiva, que deverão sentar-se a seguir aos pais da noiva.- Os padrinhos do noivo, que deverão sentar-se na ala onde estão os pais do noivo, logo a seguir a estes.- Entra a noiva, apoiada no braço direito de seu pai e acompanhada pelos meninos das alianças imediatamente à sua frente.- As damas de honor se as houver, distribuir-se-ão por ambas as alas.

Cortejo de saída da igreja
O noivo sai com a noiva dando-lhe o braço direito, acompanhados pelos meninos das alianças; o pai do noivo com a mãe da noiva pois representam, deste modo, a união entre as duas famílias; o pai da noiva com a mãe do noivo; os padrinhos da noiva e os padrinhos do noivo.

Corredor de honra
É usual os amigos e familiares formarem um corredor à saída da igreja de forma a felicitar os noivos, atirando pétalas de rosa- desejo de sensibilidade e respeito mútuo; arroz - desejo de felicidade e prosperidade; trigo - desejo de fertilidade.

Sem comentários: