Convites

Saiba mais em www.mybestwedding.eu

Os convites são um pormenor bastante importante no casamento, afinal aquele envelope vai o anúncio do grande dia.
Os convites devem de ser enviados, pelo menos, com um mês de antecedência. Os convidados precisam de algum tempo para prepararem as suas indumentárias a compra da oferta bem como programar as suas agendas.
Quem deve convidar? Siga muito simplesmente o critério da afectividade.
Existem várias formas de se criar e apresentar um convite variando os cartões consoante a imagem do casamento que se pretende: clássico ou moderno. Qualquer que seja o estilo, há determinadas formalidades que, em qualquer caso, não devem ser ignoradas. Por exemplo, a cor do convite deve ser branca, pérola ou creme, podendo-se no entanto por optar por outras cores da “moda” como o azul, bordeaux, verde...uma impressão de boa qualidade, não se limitando ao tradicional preto. Quanto mais formal for a cerimónia, maior será o tamanho do convite. No entanto, ditam as regras que o formato deve ser 25x19cm.


O que Escrever
Tradicionalmente, quem oferecia o copo-d'água era a família da noiva mas hoje em dia ambas as familias optam por dividir as despesas. Assim neste caso, é comum que apareça o nome dos pais da noiva no canto superior esquerdo e o nome dos pais do noivo no canto superior direito. Logo de seguida, pode ler-se a célebre frase: "têm o prazer de convidar para o casamento dos seus filhos..." (utiliza-se o prazer quando a cerimónia é informal e a honra de convidar, quando é mais formal). Por fim, surge o nome dos noivos, a data, hora, local da cerimónia - tudo por extenso e o número de telefone para onde os convidados devem confirmar a sua presença, com sigla r.s.f.f..
A data, o mês e o ano em que se realiza o casamento devem ser escritos sem abreviaturas.Os convites devem ser enviados em envelope duplo, ou seja, o convite deve seguir dentro de um envelope no qual apenas está, manuscrito, o nome do(s) convidado(s).
Um pormenor importante. Se a família que convidou tem filhos com idade superior a 18 anos e pretende que eles também estejam presentes, então, entregue um convite a cada um deles em seu nome. Se as crianças ainda não têm «direito» a esse convite individual, mas pretende que estas acompanhem os pais, deve escrever o nome de cada um deles, logo abaixo do nome dos pais, no sobrescrito.


Diferentes maneiras de convidar
Considerando o que foi atrás referido, temos de considerar sempre quem é que convida. Então veja qual é a solução mais apropriada ao seu caso.
Se a mãe e o pai de um dos noivos já tiverem falecido, o convite poderá ser dirigido pelo próprio noivo ou por um irmão mais velho e sua mulher (não esquecendo de mencionar «sua irmã»...) ficando os seus nomes impressos no lugar em que seriam impressos os nomes dos pais.

Quantos convites devem ser feitos
O mínimo de convites encomendados é um por família, caso não tenha de enviar convites também para os filhos maiores de 18 anos. Conte também com um convite para o Padre e para os parentes e amigos que, mesmo sabendo de antemão que não vão poder estar presentes, tem prazer em convidar, de qualquer modo.
A este número acrescente mais 30 convites para colmatar os enganos, os estragos e, até, os convites de última hora.

Cartões de agradecimento
Dois meses depois do casamento os noivos devem enviar um cartão de agradecimento aos convidados mencionando o presente recebido, para que eles saibam que que se valorizou a sua presença e as suas ofertas. É um gesto simpático e educado
Sempre que receber uma prenda, anote no cartão que a acompanha o que foi ofertado. No regresso da lua de mel, os noivos terão de enviar um cartão a agradecer as prendas recebidas e a oferecer a sua hospitalidade, na sua nova casa.

Sem comentários: