O Bolo da Noiva

Saiba mais em www.mybestwedding.eu

Um dos momentos mais marcantes da festa dá-se quando os noivos são chamados para partir o bolo. Não menos importante é a cerimónia do abrir ou cortar do bolo, uma vez que esse gesto simboliza a união do casal.
Na Grécia Antiga, os noivos tinham como tradição oferecer aos convidados biscoitos de sésamo e mel, dando a entender que o casamento tem bons e maus momentos. No séc. XVII, na cozinha francesa, surgem os bolos de casamento tal como os conhecemos.
Para cortar, a noiva pega na faca e o noivo coloca a sua mão por cima da de sua mulher e, juntos, cortam a primeira fatia do bolo. Depois, o noivo deve dar um pouco desse bolo à noiva e a noiva de seguida, dará também um pouco de bolo ao noivo, ao mesmo tempo, fazem o tradicional brinde com o champanhe. De seguida, o bolo é levada para outra mesa, para ser cortada em fatias e distribuída pelos restantes convidados.
Na China, o casal não tem como referência o bolo, mas sim uma taça de vinho e mel. Os japoneses bebem saké do mesmo copo, enquanto os indianos comem do mesmo prato.
Quanto ao partir do bolo, propriamente dito, comece por cortar fatias do bolo que está em cima (o maior), Faça o mesmo em relação ao segundo andar. Quando este estiver todo cortado à volta, torne a partir o primeiro bolo. Nunca mexa no terceiro andar porque esse deve ficar intacto para guardar/congelar, até ao primeiro aniversário de casados. Diz-se que dá sorte...
Quando escolher os pratos quentes para o casamento deve também eleger o tipo, tamanho e estilo de bolo que pretende. A cobertura deve combinar com os tons que optou para decorar a sala. O bolo de noiva tradicional é integralmente coberto, branco e com vários andares. Mas cada vez mais as pastelarias apostam na inovação. Hoje há bolos de noivas de todas as formas, cores e sabores. Quanto mais criativo, maior o efeito surpresa que provocará nos convidados.
É também nesta ocasião que a festa «pára» e os convidados se reúnem em redor da mesa do bolo para, com os noivos, beberem o espumante brindando à saúde deles e de todos. Por isso, esta é a ocasião mais propícia para quem quer que seja (mas sobretudo, para o padrinho) fazer um pequeno discurso, se assim vos agradar.
Após o partir do bolo, é permitido aos convidados sairem, se assim o desejarem. Ninguém deve abandonar a festa antes do partir do bolo.

Sem comentários: