O Vestido da Noiva

Saiba mais em www.mybestwedding.eu

É das escolhas mais dificeis que a noiva tem de tomar para a realização do seu casamento. Sentir-se mais bonita que nunca é muito importante para ser perfeito um dos dias mais felizes da sua vida. Pode optar por um vestido comprido branco ou um modelo mais curto, moderno e noutro tom. A escolha do vestido também é feita de acordo com a formalidade do casamento, a estação do ano, o horário, o modelo que mais a favorece e em função das tendências de moda. Poderá ser um vestido clássico, romântico, com ou sem cauda, ou minimalista. O importante é sentir-se bem.
Sabia que na história do vestido de noiva, o negro foi uma cor popular? Apesar de algumas tradições serem inalteráveis ao longo dos séculos, o branco do vestido de noiva não é um costume muito antigo. É frequente ver vestidos em tons de pérola, champanhe ou bege. Estas cores também estão ligadas aos tecidos escolhidos, cada vez mais variados. No entanto, não se esqueça de manter a sobriedade e optar por um vestido simples, que é sempre mais elegante. Apesar de ser a rainha da festa, evite exageros e brilhos espanpanantes.
Desde o tempo dos Romanos que o branco é símbolo de celebração. No princípio do século XX passou a significar pureza e castidade. Actualmente o significado já não é esse, pois simboliza sobretudo alegria e luz.Decerto não sabia que o vestido de noiva era de cor vermelha, com base nos conceitos de moda da Idade Média segundo os quais esta cor simbolizava fertilidade. Só muito tempo depois é que a cor escolhida passou a ser o branco. Após a primeira guerra mundial, quando os tempos se tornaram mais dinâmicos, optou-se por um fato saia-casaco de cor clara. Contudo, manteve-se o véu e o ramo de flor de laranjeira.Com esta evolução, reaparece também o hábito de a noiva levar algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul.
Também a escolha da cor do vestido tinha o seu significado. Assim, se a noiva escolhesse o branco, significava que escolhia bem o parceiro. O azul indicava amor sincero; o amarelo significava que a noiva tinha vergonha do noivo; o cinza significava um casamento de longa duração; cor-de-rosa significava timidez; o verde demonstrava a vergonha ou o medo que a noiva tinha de se mostrar ao casar; o vermelho era sinal de que preferia a morte a casar-se com aquele homem; o negro evidenciava vontade de voltar atrás com a decisão de casar.


Dicas para escolher o seu vestido
O vestido de noiva deve ser encomendado com vários meses de antecedência; Antes de escolher, saiba quanto poderá gastar; Se quiser um vestido feito por medida, aconselhe-se com a costureira sobre os tecidos e o modelo que a favorecem. Para escolher cores e estilo, consulte revistas de noivas; Se optar por comprar numa loja da especialidade, experimente vários modelos e peça a opinião de familiares e amigos. Tenha em atenção a altura do ano e o horário. Casamentos ao fim da tarde pedem vestidos e acessórios mais sumptuosos; Se optou por uma cerimónia religiosa, tenha em atenção que a parte de trás do vestido é a que mais se vai destacar. Não se esqueça, também, que grandes decotes e transparências não são adequados para usar numa igreja; Se vai casar no registo civil, o modelo deverá ser mais simples mas, em compensação pode ser mais ousado; Quando fizer as provas, tenha em atenção os acessórios que vai usar. Adquira-os com antecedência para poder experimentá-los com o vestido e verificar se combinam bem; Marque a última prova para duas semanas antes do casamento. Assim, em caso de alterações de peso, ainda é possível fazer alterações no vestido

Véu
Mais uma vez a mitologia oriental marca presença, pois terá sido a deusa do amor, Isentar, quem usou pela primeira vez um véu.Também a Bíblia faz alusão ao véu na união de Jacob com Lia, quando diz que esta se escondeu atrás de um véu quando viu chegar o noivo.Ao longo dos tempos o véu tem estado associado à modéstia, à humildade, à pureza e à juventude da noiva. Talvez se encontre aqui a explicação para o facto de as noivas mais velhas, ou aquelas que se casam pela segunda vez, não optarem pelo uso do véu. Quem sabe?
Quase nenhuma noiva dispensa o seu véu (usualmente em tule), quer seja curto, comprido, quer tape o rosto ou não. Muitas vezes são usadas grinaldas ou tiaras antigas para prender o véu da noiva, o que tem sempre um efeito muito digno e sofisticado, com muita classe.
Contudo, convém reparar que, se um vestido for muito rodado, fica melhor que o véu fique pela altura da cintura. Por outro lado, se o vestido for do género «colado ao corpo» sem roda, tanto fica bem o véu curto como o comprido.
Atenção: estas sugestões não são fórmulas protocolares - estes pormenores só dependem do gosto de cada noiva.

1 comentário:

Anónimo disse...

GOSTEI DAS DICAS E EXPLICÕES QUE ESSE SITE OFERECEU!